João Alves-Carita

2011 / 19 Março

Vida


Hoje tornei o mundo um lugar melhor!
Na catequese de hoje decidi sair da sala da igreja… para mim a verdadeira catequese é prática, vivida! Só assim poderá fazer parte de nós e sermos Igreja!
Levei os miúdos para a zona relvada da igreja e lancei-lhes o desafio de sujarmos as mãos na realidade. Isto é, de sujarem as mãos, calças, tudo com a terra: íamos plantar dois pinheiros mansos.
Dito e feito! O desafio foi aceite e todos desataram de pôr mãos à obra… uns escavaram e desbastaram a relva da zona que escolhemos para os dois pinheiros, outros foram buscar pedras para construirem a zona limítrofe de abrigo dos pequenos pinheiros.
Em menos de meia hora já o trabalho estava feito, as mãos sujas, as unhas da cor da terra e os dois pinheiros já respiravam o ar que outros pinheiros produziram.
No final o sentimento de missão cumprida era mais que óbvio… ficámos todos a olhar para o trabalho conjunto orgulhosos.
À primeira vista poderão dizer-me que não houve catequese nenhuma aqui… pois eu acho todo e qualquer cristão tem de ter respeito e uma obrigação para com todo o meio ambiente e a natureza que Deus criou.
Para além do motivo ecológico e de preservação do planeta há o motivo de entreajuda, de união, da criação de um grupo que, espero eu, não se desmorone depois da caminhada catequética.

E, tal como aconteceu comigo na primária (já nem sei em que ano terá sido), anos mais tarde lembrarem-se que algures no processo de catequese plantaram uma árvore, que quando forem pais levem os filhos a vê-la e possam dizer: ‘fui eu que a plantei’. E na altura que a forem ver ou que apenas se lembrem dela poderão pensar também: ‘hoje vou à missa!’.

Aqueles dois pinheiros mansos, frágeis, são os meus miúdos da catequese, os de agora, o grupo antes, os que se seguirão… todos eles precisam de ser colocados em terra fértil para poderem crescer fortes, determinados a enfrentar as adversidades desta vida.
Por isso hoje tornei o mundo um lugar melhor!
Hoje tornei a vida dos meus miúdos da catequese um pouco melhor!
Hoje ELES tornaram a MINHA vida MELHOR!
Obrigado!
 

Fotos dos pinheirinhos virão em breve!

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT