João Alves-Carita

2011 / 18 Abril

Um livro


Há livros e livros! – Toda a gente sabe!
Um livro pode ser o nosso melhor amigo… 

Um livro que quase sem se dar por isso começou a fazer parte da nossa vida. Um livro que se leu e não se esqueceu mais. Um livro que se volta a ler e a reler, no todo ou em parte. Um livro que se leva de viagem como companheiro, sabendo desde logo, que se mete na mala e nem sequer temos tempo de o abrir ou ler, mas que – mesmo assim – vai connosco.

Então um belo dia, é essa presença que nos acompanha como um hábito – que se nos impõe e faz pensar e, nos pode, talvez, fazer descobrir do conhecimento de nós próprios reflectindo sobre tudo o que dele pensamos ou dissemos.
Um bom livro é aquele que nos faz mergulhar em todas as suas páginas, frases, palavras… mergulhamos nele de forma tão profunda que deixamos de ouvir o exterior, aquela realidade é a única que interessa! Um bom livro prende-nos, torna-se único para nós… dificilmente nos esqueceremos do enredo, dos personagens, até de quando o lemos…
Um livro é sempre uma boa prenda… um livro é um investimento em cultura e formação… um livro é imortal!
Um bom livro é aquele que nos provoca o sentimento enquanto o lemos, que nos desperta risos e gargalhadas, que nos emociona e pode fazer chorar com uma mudança repentina… num livro temos sempre aventura e suspense a cada virar de página… cada capitulo pode desenrolar um volte face na história…
Todos eles acabam por nos marcar, e … se eu tivesse que escolher só um – qual seria?
É que escolher um – seria excluir os outros.
É uma decisão impossível de tomar porque há livros que fazem de tal maneira parte da minha formação, que – para onde quer que vamos – estão em nós.
Na verdade – há livros e livros – mas, um livro – um livro a sério – é essa coisa maravilhosa e indivisível que é apenas – “ um bom livro”.
E eu adoro bons livros!

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT