João Alves-Carita

2011 / 22 Fevereiro

Sporting – Benfica, carta aberta!


Ontem foi dia de derby. O Benfica ganhou e o Sporting perdeu. No meu mural do Facebook foram colocadas dezenas de publicações que não faziam mais nada do que ‘bater no ceguinho’ e ver o mundo através das ‘palas encarnadas’ que esses autores têm nos olhos.
Vamos a factos:
  • O Benfica ganhou, ganhou porque marcou dois golos. Isto a mim quer-me dizer: foi mais eficaz!
  • O Sporting está a atravessar uma crise profunda que já se arrasta há largos anos e que (recordem-se lá amigos lampiões), faz-me lembrar o vosso período de há 5/6 anos em que lutavam pela Europa (e acabaram por ficar arredados).
  • Por este facto acima mencionado os adeptos sportinguistas estão fartos de ver a sua própria equipa a empatar em casa com os piores classificados desta liga, a perder depois de estar a ganhar por 2 golos de diferença. Enfim… São várias as ‘justificações’ para que Alvalade não seja mais dos Sportinguistas mas sim de quem vier fazer lá a festa. Ontem foram vocês, benfiquistas.
Se me disserem que dominaram o jogo todo e arrasaram com o Sporting… tenho dúvidas, por dois motivos, o Sporting foi claramente superior na maioria da partida, chegando por vezes a encostar e a pôr a defesa do Benfica em sentido. Depois, arrasar com algo que está moribundo… é complicado 🙂
Fora-de-jogo no primeiro golo do Benfica (teoria aqui), falta que deu origem ao lance do segundo golo, penalti por assinalar sobre falta ao João Pereira… são ‘N’ as situações a que os Sportinguistas (ou qualquer outro adepto) se agarrariam para justificar a derrota…
A verdade é que a equipa que veste de verde e branco não joga nada! Nem que tivéssemos tido essas ‘benesses’ todas iríamos chegar a algum lado! E eu acredito que uma equipa que jogue bem e bom futebol (exemplo recente da temporada do Peseiro ou então do Augusto Inácio, quando fomos campeões) podem vir todos os árbitros/frutas/escutas e todas as roubalheiras que será sempre melhor.
Por isso ontem fartei-me de seguir no Facebook as actualizações constantes dos lampiões que viram o seu próprio jogo, que vivem o seu ego sem olhar a meios. Fartei-me e isso gerou uma discussão (também no meu mural, vide ao lado).
As acusações de falta de desportivismo e mau-perder não me encaixam. Quem me conhece sabe que sou doente pelo Sporting, é verdade, mas ontem enquanto assistia ao jogo conversava com diversos benfiquistas e fomos chegando à mesma conclusão: o Benfica foi mais eficaz, apesar de o Sporting ter sido superior na maior parte dos 90 minutos.
Agora não suporto é que me atirem à cara que dominaram as ‘lagartixas’ e que podiam ter sido muitos mais, que contra o Sporting bastava jogar com 7 ou 8 jogadores para poupar para o resto da época… Isso, meus amigos, desculpem mas não vos admito 🙂 Façam a vossa festa mas sozinhos, não venham rodar as facas e os punhais que já temos cravados nas costas e por todo o corpo!
A quem eu ‘apaguei da minha lista de amigos’ do Facebook e ficou indignado tenho uma questão para cada um reflectir: muito mal estamos nós se a amizade se conta por sermos ‘amigos’ no Facebook ou não!

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT