João Alves-Carita

2008 / 8 Maio

Silêncio


Já alguma vez
paraste para escutar?

Já alguma vez ouviste o silêncio?

 

Quantas vezes falaste
sem emitir
qualquer som?

 

Quantas vezes não é melhor não dizer nada
e apenas ver, sentir, saborear?

 

*****

O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio.
Mahatma Gandhi

 

Imagina que estás com a pessoa de quem gostas… não precisam de dizer nada para “falarem”, para que se entendam… basta um gesto, um olhar!!! É um código que não utiliza palavras…

Faz essa experiência… dedica um pouco do teu tempo com a tua “cara-metade” e não falem, não digam nada… apenas aproveitem… saboreiem o tempo que estão juntos… olhem-se nos olhos… deixa que os teus olhos percorram a cara/rosto da outra pessoa… faz o que quiseres mas não digas nada!

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.
Leonardo da Vinci

 

Vais reparar que o tempo passa mais devagar, mas não custa… tudo o resto começa a ficar sumido no espaço… o som/ruído que vos rodeia vai começar a diminuir até que desapareça…

 

até ficarem só vocês os dois… sozinhos,
mas acompanhados… um pelo outro

 

Se a palavra dita a tempo vale uma moeda, o silêncio, a seu tempo, duas.
Textos Judaicos

São estas pequenas coisas da vida que nos esquecemos de aproveitar, andamos demasiado ocupados pelas nossas vidinhas (o sufixo -inhas foi colocado de propósito) e não escutamos aquele grito silêncioso que somos chamados a ouvir…

Esse grito para se fazer notar e ouvir não precisa de palavras, de ruído, está presente nos pequenos gestos do dia a dia, no amor e acima de tudo no dom que é a vida…

Por isso aproveitem a vida e não falem por tudo ou por nada… O silêncio é de ouro como alguém disse uma vez… por isso não o desperdicem e acreditem que um gesto ou um minuto de silêncio vale mais do que mil palavras…

é preferível estar calado e cheio de tudo
do que falar cheio de nada!
  • Ai que a vida anda-te a fazer tão bem! Até já voltáste a ficar bem inspirado e tudo!
    Neste post disseste tudo. Quantas vezes mais valia ficarmos calados e aproveitar o momento.Mas não,gastamos tempo a dizer baboseiras ou a tentar justificar o injustificável. Sabe tão bem ficar em silêncio a contemplar o rosto da pessoa amada, como tu dizes. Se uma imagem vale mais que mil palavras, o silêncio é de ouro.
    Gostei muito deste post, até porque deixaste a parte mais “down” e já escreves algo mais alegre! Gostei mais da frase “é preferível estar calado e cheio de tudo do que falar cheio de nada”. Estás lá!
    Beijo grande de uma “fã” (só da escrita!)que ficou contente por estares mais contente!

    Responder
  • Cláudia Martins / 8 Maio, 2008 AT 8:19 PM

    Querido Carita, não podia vir deixar de comentar este post!aliás, tenho que referir que estava ao teu lado quando rascunhaste no teu caderno estas palavras inspiradas!
    Lembro-me de te dizer que o silêncio é mau!Claro que eu, faladora inata, tinha que me revoltar contra o silêncio!Mas aqui neste teu cantinho onde mostras a tua faceta que eu desconhecia,não me ficava bem mentir e dizer que não gosto desses momentos que falas…Quando o silêncio diz tudo, quando um olhar é suficiente para mostrarmos o que estamos a sentir!
    Porque são mais momentos desses que fortalecem uma relação, e provam que o amor é muito mais do que palavras, é feito de gestos, de silêncios e de momentos partilhados!

    beijinhos
    anónima Cláudia M80 LOL

    Responder
  • Olá!
    Eu sou muito faladora mas realmente,quando me conseguem calar,vejo e sinto coisas que só se sentem em silêncio…o apreciar de uma paisagem,um pôr-do-sol,um amanhecer…as coisas mais belas são feitas para se verem,ouvirem ou sentirem em silêncio.
    Por vezes o olhar da pessoa que amamos é suficiente para preencher o silêncio.
    Ainda bem que estás melhor 🙂

    1 bj da Dark 😉

    Responder
  • As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

    tao lindo e profundo. amei, a serio. tens mt jeito p a escrita sem duvida, devias pensar nesse assunto se calhar um poukito mais a serio, mais do k um hobby talvez. bjs

    Responder
  • O silêncio é o momento mais perfeito, mais sincero e simples.
    É talvez o único momento onde se pára para sentir ou onde se sente tudo de todas as maneiras.

    Digamos que este tema foi muito bem escolhido, dou-te os parabéns por este momento em que deixas qualquer pessoa que passe por aqui a pensar, deixando o silêncio falar.

    Responder
  • E tantos há que muito falam e nada dizem…

    Responder
  • Sónia (prima) / 20 Maio, 2008 AT 1:43 PM

    Este tema foi mt bem escolhido e falado!!
    sinceramente n conhecia este teu lado, mas admito que td o q disseste é verdade…gostei mt…
    as tuas sinceras e verdadeiras palavras formaram este lindo texto, que me deixou a pensar…

    os meus sinceros Parabens…

    ***beijinhos***

    Responder

LEAVE YOUR COMMENT