João Alves-Carita

2011 / 25 Julho

Rezar é sentir Deus nascer em nós


Era uma vez um jovem que queria sentir Deus mais de perto. Por isso foi para um mosteiro para descobrir como o fazer! E após uma exaustiva sessão matinal de orações no mosteiro, o jovem perguntou ao abade:
– Todas estas orações que o senhor nos ensina fazem com que Deus se aproxime de nós?
– Vou responder com outra pergunta – disse o abade. – Todas estas orações que rezas irão fazer o sol nascer amanhã?
– Claro que não! O sol nasce porque obedece a uma lei universal!
– Então, esta é a resposta à sua pergunta. Deus está perto de nós, independente das preces que fazemos.
O jovem revoltou-se:
– O senhor que dizer que nossas orações são inúteis?
– Exactamente. Da mesma forma que se tu não acordares cedo nunca conseguirás ver o sol nascer, se tu nunca rezares nunca conseguirás ver Deus nascer dentro de ti!

Este fim-de-semana vi Deus nascer em mim. Não foram 24h, foram 25h30 de oração! Foram 2100 pessoas que passaram pela transmissão online e foram cerca de 150 jovens presentes nos locais de oração espalhados pelo país!

Pelo menos serviu para que parássemos o nosso dia-a-dia, para que deixássemos o supérfulo e nos centrássemos no essencial!
Foi uma união sem fronteiras que uniu Lisboa, Castelo Branco, Coimbra e Braga… mas com presenças organizadas na ilha Terceira nos Açores e no Brasil!
Serviu para se ‘Evangelizar o Jovem pelo Jovem’? Não sei, só o tempo o dirá, pelo menos serviu para se ter incluído Deus nos projectos de fim de semana das pessoas!
Para todos aqueles que desconhecem a realidade prática da oração, ou que criticam este tipo de eventos fiquem descansados: rezámos também por vocês!
Depois desta maratona é claro que estou cheio de entusiasmo para pôr Portugal a Mesh.er.
Parafraseando um senhor da minha infância, Cel. ‘Hannibal’ Smith do Esquadrão Classe A: “Adoro quando um plano dá certo!”

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT