João Alves-Carita

2011 / 11 Fevereiro

Peninha, um lugar mágico


De um passeio ontem vem a sugestão para este fim-de-semana: A Peninha!

Sintra é, por si só, sinónimo de paisagens deslumbrantes, de arvoredos densos e misteriosos, de uma serra imponente, visível a muitos quilómetros de distância, de praias selvagens escondidas em pequenos recantos e de monumentos inigualáveis a nível mundial.

A Peninha é um local na Serra de Sintra, considerado por muitos como mágico, devido ao verde e à vista maravilhosa. O vento e o nevoeiro que por vezes surge no alto faz com que a mente de quem na Peninha se encontre, viaje até tempos imemoriais, com um sabor a mistério e ao misticismo que tira qualquer pessoa do presente, e a leva até aos enigmas do passado e às incógnitas do futuro.
Na base do monte da Peninha, a Ermida de São Saturnino, erigida por D. Pêro Pais, companheiro de armas de D. Afonso Henriques na conquista do território português. Sendo assim desse modo, uma das mais – senão talvez a mais – antigas ermidas de Portugal (cerca do Século XII – o início de Portugal).

 

Lá no alto, encontra-se o Santuário da Peninha, cá mais em baixo, as Casas dos Romeiros, levantadas para apoiar e acolher os peregrinos que até ao Santuário iam. Conta a lenda que Nossa Senhora tinha aparecido perante uma jovem pastorinha que era surda-muda, e nela terá operado um milagre.
Dividindo o cume do monte da Peninha com o Santuário da Peninha, o Palácio da Peninha, ou o Palacete de Carvalho Monteiro, o homem que mandou edificar a Quinta da Regaleira, e que deu início aos trabalhos na Peninha em 1918, tendo-os deixado praticamente no início, devido ao seu falecimento em 1920.
Só tem um senão: tanto o Santuário como o Palácio estão encerrados ao público, mas vale a pena apreciar a vista. Em todo o caso, para visitas de estudo pode-se contactar o Parque Natural de Sintra-Cascais (tel.: 21 924 72 00).
Para os que, como eu, são amantes da BTT, aqui fica um trilho em formato GPX. Cortesia do grupo Bicicletando por Todos os Trilhos.

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT