João Alves-Carita

2012 / 16 Abril

O tempo


Serve de ‘desbloqueador de conversa’ nos mais variados sítios, mas também serve para saber como é viver num país onde neva… e se há neve é porque é frio! É senso comum!
Pois venho então desmistificar mais um mito urbano! Na Suíça o frio (que tenho vivido) não é tão agressivo como em Portugal, são climas diferentes… e podia agora teorizar com aquilo que aprendi nas aulas de Geografia, de climas continentais e afins, mas não o vou fazer com receio de meter a pata na poça!
Estas são as previsões da meteorologia para os próximos dias em Villeneuve (Suíça) e em Sintra (Portugal):
É menos de metade, quer as mínimas, quer as máximas… mas a verdade é que para viver esta temperatura aqui na Suíça só é preciso um casaco… para andar na rua!
Quando saio nas minhas ‘promenades‘ diárias é indispensável um agasalho (ainda não utilizei os mais quentes que trouxe) ou uma boa camisola e um cachecol. Quem tiver frio nas orelhas e nas mãos também utiliza o belo do gorro (o meu verde que comprei na Madeira com a C. e a S. vai dar-me um jeitaço por cá!) e as luvas (que não sei se trouxe no bolso de algum casaco!). Menos do que isso é sinal que a caminhada tem de ser feita a um ritmo um bocado mais elevado… o frio sente-se nos pulmões ao respirar mas não é coisa para congelar ninguém!
Já dentro de casa a coisa muda de figura… é caso para os meus óculos embaciarem à porta! As casas Suíças são todas preparadas para enfrentar o rigoroso inverno (quando lá chegar este post deixa de fazer sentido, mas paciência!): vidros duplos e aquecimento central em todas as divisões da casa que mantém a casa sempre a uma temperatura ‘quentinha’. De 3 em 3 ou de 4 em 4 horas lá o aquecimento bombeia mais gás pelas condutas para que aqueça a habitação. Os gajos são espertos… geralmente a casa está mais quente ao final da tarde (quando as pessoas chegam do trabalho), à noitinha (antes de dormir) e de manhã (antes de ir para trabalhar). Ah e o ‘outfit’ essencial para andar dentro de casa são os calções, a t-shirt e as belas havaianas!
Posto isto, frio na rua ainda não chega ao frio que já passei em Braga ou Viana do Castelo… e o calor em casa, nem durante o verão no Cacém.
Por isso, aqueles que pensam que a Suíça é fria… é de facto… mas por isso é que eles são caseiros!
Ah! E as igrejas, estações de comboio, correios e outros serviços são também aquecidos, por isso é entrar e despir o casaco.
Por fim, apenas uma teoria… é normal que na Suíça as coisas não sejam baratas… é uma questão linguística… eles não têm a palavra ‘barato’, apenas ‘moins chère‘ -> ‘menos caro’.
  • Filipe Paulo / 16 Abril, 2012 AT 8:26 PM

    Caro Carita,
    É com grande alegria que leio os teuis post’s=))

    Mais uma vez fizeste-me lembrar a minha tour no ano passado em que decidi(mos) durmir 1 noite no carro em pleno verão:PP.

    Visitámos geneve ao fim da tarde de t-shirt e depois fomo-nos para 1 area de descanso(a caminho de laussane) fazer o jantar com 1 campingas.
    Mal o sol se pos, deu-me logo a sensação que a temperatura estava a descer mas se calhar era porque ainda tava de t-shirt=))
    Depois da desgustação maravilha ao som dos mais variados automoveis, era hora de ir descansar…e nao é q tive de colocar roupa e roupa e…calças da neve e…gorro pa nao passar frio durante a noite??Estava em pleno mes de Julho e deviam estar uns 5º á noite em Laussane.

    Estranho vai ser, quando tiveres o aqueçimento ligado em pleno verao em que sais á rua e estao uns agradaveis….18º=))

    Nem me fales em preços que ainda estou a digerir o 1,90francos o litro de gasoleo…

    Filipe Paulo

    Responder
  • Bem Carita, tenho-te a dizer que aqui pelo Reino Unido sofre-se do mesmo mal…Frio, não tanto como aí, acredito, e casas super aquecidas…No entanto, aqui as inglesas sofrem de um estranho mal que ainda estou para perceber, que se deve ao facto de, seja Inverno (com graus negativos) ou Primavera (com uns míseros 7 graus) elas conseguem andar em plenas ruas de Londres de vestidos de alcinhas e sandálias de Verão, sem collants, quando tu andas todo encasacado, com cachecol, gorr, prelhudos e luvas postas! Ah e a melhor de todas, quando estiveram aqueles dias super quentes em Portugal, aqui chegou-se à modesta temperatura de 18 graus e foi ver os ingleses a começarem a ocupar as esplanadas dos Pubs e a beber as suas pints, de calçãozito e t-shirt. Digo-te já que este país dava um grande estudo sociológico…

    Ah e também nem te falo do preço das coisas por aqui, pois muito embora eles tenham a palavra “cheaper” deve ser em comparação com outra coisa qualquer porque barato é que não é! =)

    Espero que estejas a aproveitar tudo por aí…beijinho e vemo-nos a 7/7

    Responder

LEAVE YOUR COMMENT