João Alves-Carita

2011 / 3 Janeiro

100 músicas… Anos 80 (81 a 90)


Depois da primeira sequência de 10 músicas dos anos 80, segue mais uma listagem em direcção à melhor música da década de 80.

A escolha foi feita pelos espectadores do canal VH1 e agora Debaixo do Chaparro reproduzo essa selecção. Vão ficar espantados com a quantidade de músicas que ainda permanecem no vosso imaginário.

 

90. Tone Lōc – Wild Thing (1989)

Wild Thing” é o nome do single do rapper Tone Lōc. O título surge em referência à frase ‘doin’ the wild thing’  (tradução: cometer loucuras), um eufemismo para o sexo. A música ficou no 2.º lugar do top da Billboard e vendeu mais de dois milhões de cópias.
 89. The Pretenders – Brass in Pocket (1980)

 

Brass in Pocket” (também conhecido como “Brass in Pocket (I’m Special)“) é o single dos ‘The Pretenders’ e foi o primeiro sucesso da banda, atingindo o número 1 do top do Reino Unido durante duas semanas em Janeiro de 1980 – tornando-o assim como o primeiro single da década de 80.

88. Chaka Khan – Ain’t Nobody (1989)

Ain’t Nobody” foi o número 1 do top norte-americano de R&B. A música cantada pela cantora norte-americana Chaka Khan tornou-se numa das músicas mais conhecidas da cantora.

 

87. Falco – Rock Me Amadeus (1986)
Rock Me Amadeus” foi o hit da banda Austríaca ‘Falco’. Esteve no número 1 dos tops em ambos os lados do Atlântico. Foi inclusivamente o maior sucesso da banda nos Estados Unidos. A primeira música que não é cantada em Inglês neste top!

86. Bow Wow Wow – I Want Candy (1982)
 

Esta é uma versão de “I Want Candy” dos ‘The Strangeloves’ que atingiu o número 1 dos tops na década de 60. 20 anos mais tarde teve uma versão feita pelo grupo de pop-rock Bow Wow Wow e este foi primeiro e único single da banda. A música esteve na calha para estar presente no jogo Guitar Hero para a Playstation, mas acabou fora de jogo por razões (ainda) desconhecidas.

 

85. Robert Palmer – Addicted to Love (1985)

Addicted to Love” foi a música que transportou Robert Palmer para as bocas do mundo, muito graças ao vídeo em que Palmer contracena com modelos bastante conhecidas da altura. Desde essa altura vários artistas imitaram este conceito, sendo a versão mais conhecida a de Shania Twain, com ‘Man! I feel like a Wooman‘.
A música de Robert Palmer este no top da Billboard durante algumas semanas e ficou-se pelo 5.º lugar do top do Reino Unido. Concebida para ser um dueto com Chaka Khan, mas depois da editora da cantora norte-americana não ter autorizado a sua participação na música, ficou na versão que todos hoje conhecemos.

84. Lionel Richie – All Night Long (All Night) (1983)

All Night Long (All Night)” é o hit de Lionel Richie de 1983. Retirado do seu segundo álbum, ‘Can’t Slow Down’, combina a influência soul dos ‘Commodores’ com sons das Caraíbas e cânticos Jamaicanos. Graças a esta mistura a música tornou-se tão popular que chegou a número um em três tops Billboard, a saber: Pop, R&B e Música Contemporânea. No Reino Unido só foi substituída do top pela ‘Uptown Girl’ de Billy Joel.

 

83. Prince – Kiss (1986)
Kiss” é um dos muitos singles do artista norte-americano Prince. Começou por ser uma pequena música acústica, com cerca de 1 minuto de duração. A mudança deu-se quando Prince deu a música à banda ‘Mazarati’, que a transformou por completo deixando Prince extasiado e voltou a reclamar os direitos para ele próprio. Não se encontra esta música com o respectivo vídeo no Youtube porque o próprio Prince não é fã da plataforma da Google e manda retirar todos os vídeos colocados.

82. Squeeze – Tempted (1981)

Tempted” é o segundo single do álbum ‘East Side Story’, dos ‘Squeeze’. Não foi o sucesso que a banda pretendia, uma vez que não chegou ao top 40 em nenhum dos países onde foi lançada, mas acabou por ser a imagem de marca da banda britânica, uma vez que foi usada em vários anúncios televisivos e jogos (como por exemplo: GTA: Vice City. A música tem outras versões feitas por pessoas bem conhecidas, como Sting, Joe Cocker, entre outros.

 

81. Cameo – Word Up! (1986)

Word Up!” é a música do estilo Funk/Hip Hop que lançou os ‘Cameo’ na ribalta! ‘Word Up!’ foi o primeiro hit da banda no top 40 dos Estados Unidos e chegou a atingir o 6.º lugar no top da Billboard. A banda que se formaram em 1970 tinha no seu início 13 membros e eram conhecidos como ‘New York City Players’
 e mudaram o nome para fugirem a um processo nos tribunais por parte de outra banda, os ‘The Ohio Players’. Em 2009, dois membros do conjunto inicial integraram os ‘Outkast’.

 

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT