João Alves-Carita

2011 / 6 Janeiro

100 músicas… Anos 80 (71 a 80)


E continua a contagem decrescente para descobrirmos qual é a música da década de 1980.
Vem daí para mais 10 músicas que certamente vão mexer contigo!

80. Rob Base & DJ E-Z Rock – It Takes Two (1988)

It Takes Two” é mais um hit do Hip Hop. Música da dupla nova iorquina Rob Base e DJ E-Z Rock, foi aos poucos subindo na tabela da Billboard e tornou-se multi-platina.

 

79. Human League – Don’t You Want Me? (1981) 

Don’t You Want Me” é inseparável dos sintetizadores. É o single do grupo britânico ‘Human League’, lançado a 27 de Novembro de 1981. ‘Don’t You Want Me’ é o sucesso mais conhecido do grupo tendo ficado durante três semanas no lugar cimeiro do top Billboard. Como curiosidade, dizer que foi a música de Natal desse ano no Reino Unido, vendendo cerca de um milhão e meio de cópias.

78. Blondie – Call Me (1980)

Call Me” é das músicas mais conhecidas da banda americana ‘Blondie’. Lançado no ínicio da década de 80, ‘Call Me’ foi número 1 dos tops americano e inglês. A música foi o tema principal do filme ‘American Gigolo’, onde a música inclui partes da música cantadas em italiano, “Amore, chiamami”) e Francês “Appelle-moi, mon cheri”.

 

77. New Edition – Candy Girl (1983)

 

“Candy Girl” é o single de lançamento da boy-band New Edition que foi criada para fazer frente aos ‘The Jackson 5’. Lançado em 1983, este single chegou ao número 1 do Reino Unido em Maio desse ano e foi o 31.º single mais vendo do ano por terras de Sua Majestade.

76. Thomas Dolby – She Blinded Me With Science (1982)

She Blinded Me With Science” é mais um single cheio de sintetizadores… o artista é o britânico Thomas Dolby e este seu single atingiu o sucesso entrando no top 5 dos Estados Unidos, ficando no número 5 do top da Billboard e por duas semanas no número 1 no Canadá.

75. Prince – Little Red Corvette (1983)

Little Red Corvette” é mais uma música do artista norte-americano Prince. Lançada como um single do álbum ‘1999’ depressa atingiu o sucesso e chegou ao top10 nos Estados Unidos, ficando pelo número 6 do top da Billboard. Foi também o primeiro single de Prince que teve mais sucesso na tabela da Pop do que na do R&B, muito graças ao seu formato Pop/Rock. A música é toda ela muito sexual, narrando uma aventura de uma só noite com uma rapariga, disfarçada com as analogias aos automóveis. Aliás, o termo ‘Little Red Corvette’ que dá nome à música é possivelmente uma metáfora para vagina, como o cantor diz na música: “I’m gonna try to tame your little red love machine.”

 

74. George Michael – Faith (1987)

Faith” foi a música de lançamento de George Michael a solo. Foi a primeira música escrita, composta e tocada pelo músico inglês mas de descendência grega, pelo seu verdadeiro nome: Georgios Kyriacos Panayiotou. Segundo a Billboard este foi o single do ano de 1988 e o vídeo também ficou famoso em todo o mundo. Quem não se lembra do George encostado à Jukebox com o casaco de cabedal, as calças Levis e as botas à cowboy?

 

73. Nena – 99 Luftbaloons (1983)
 
 99 Luftballons” é uma canção de intervenção cantada pela cantora alemã Nena. Originalmente toda cantada em alemão foi novamente regravada em inglês como “99 Red Balloons“. Estávamos ainda na altura que o famoso Muro de Berlim separava as duas Alemanhas. A música conta a história do que aconteceria se esses 99 balões fossem de facto lançados no ar e accionassem uma reacção apocalíptica por parte das forças soviéticas e terminasse com a separação.

72. The Fixx – One Thing Leads to Another (1983)

One Thing Leads to Another” é a música mais conhecida do grupo inglês ‘The Fixx’ chegando a atingir o 4.º lugar no top Billboard em Novembro de 1983. É uma das músicas da banda sonora do jogo de consolas GTA: Vice City.

71. Rick James – Super Freak (1981)

Super Freak” é o single do início da década de 80. Produzido e realizado por Rick James para o seu álbum de lançamento ‘Street Songs’. Como curiosidade, no coro o músico conta com a participação de Melvin Francklin, o seu tio.

 

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT