João Alves-Carita

2011 / 9 Janeiro

100 músicas… Anos 80 (61 a 70)


 

O canal televisivo apenas de música, o VH1 lançou um repto aos seus espectadores: escolherem as 100 músicas que mais marcaram a década de 80.

É essa lista que hoje recupero e já vamos a caminho da primeira metade do top!

Agora está na altura de colocares a brilhantina e preparares-te para abanar o capacete ao som destes ‘oldies’.

70. Joan Jett & The Blackhearts – I Love Rock N’ Roll (1981)

I Love Rock ‘n Roll” foi inicialmente escritapor Alan Merrill e Jake Hooker da banda britânica ‘Arrows’ em 1975. Mas tornou-se célebre nesta versão de Joan Jett & the Blackhearts seis anos mais tarde.
Embora na versão original não tenha sido um sucesso (muito longe disso) tornou-se popular pela enormidade de versões de outros artistas.

 

69. R.E.M – It’s The End of the World As We Know It (and I Feel Fine) (1980)

It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)” da banda de Rock R.E.M. atingiu o número 69 da tabela da Billboard nos Estados Unidos e o 39.º lugar nos tops do Reino Unido. Como curiosidade e de acordo com Peter Buck, guitarrista da banda, a música foi feita depois de ouvirem “Subterranean Homesick Blues” de Bob Dylan.

68. Public Enemy – Fight the Power (1988)

Fight the Power” foi feita como banda sonora do filme ‘Do the Right Thing’ e interpretada pelo grupo de Hip Hop ‘Public Enemy’ e só mais tarde (em 1990) lançada como single. A canção era uma verdadeira ferramenta política pelos propósitos que o grupo dizia defender e recentemente foi eleita a canção n.º 1 do Hip Hop pelo VH1.

 

67. REO Speedwagon – Keep On Loving You (1980)

Keep On Loving You” é uma das baladas mais giras que conheço. Faz parte do reportório imenso dos REO Speedwagon e mais simples não podia ser: uma guitarra e a voz de Gary Richrath. Esteve no top da Billboard nos Estados Unidos e no número 7 do Reino Unido. Só o single é platina e vendeu mais de 2 milhões de cópias.

66. Depeche Mode – Just Can’t Get Enough (1981)

Just Can’t Get Enough” foi o terceiro single dos Depeche Mode no Reino Unido mas o primeiro a cruzar o Altântico. O single chegou ao 8.º lugar no Reino Unido, ao 26.º nos Estados Unidos e foi o primeiro hit da banda na Austrália, chegado ao número 4 dos tops. Como curiosidade, esta foi também a primeira (de muitas) músicas que chegaram a vídeo por parte da banda britânica de música electrónica. E mais uma curiosidade, esta música é tocada no ‘Celtic Park’, na Escócia cada vez que a equipa da casa, o Celtic, marca um golo.

65. Foreigner – I Want to Know What Love Is (1984)

I Want to Know What Love Is” é uma canção de 1984 gravada no Reino Unido pela banda americana Foreigner. A canção atingiu a primeira posição tanto nas tabelas americanas como na britânica e rapidamente se tornou na música de maior sucesso da banda. A canção foi eleita uma das que mais permaneceram nas rádios, atingindo o Top25 nos anos 2000, 2001 e 2002 na Billboard.

 

64. Paula Abdul – Straight Up (1988)

Straight Up” é o single da cantora norte-americana Paula Abdul que atingiu o topo da tabela da Billboard e que com isso a tornou famosa. Engraçado é também o facto da canção ter chegado ao top 20 das tabelas na semana em que foi lançada sem sequer ter um vídeo-disco. O vídeo a preto e branco, coreografado pela própria Paula ganhou 4 prémios MTV de 1989: Melhor Vídeo Feminino,  Melhor Edição, Melhor Coreografia e o primeiro Melhor Vídeo de Dança.

 

63. Devo – Whip It (1980)
Whip It” é o título da música do início da década de 80 da banda americana ‘Devo’. Esta foi o maior sucesso da banda e ficou-se pelo número 14 na tabela da Billboard, 3.º no Canadá e 77.º na Austrália,

62. Berlin – Take My Breath Away (1986)

Take My Breath Away” é o nome da banda sonora do filme ‘Top Gun’ de 1986. Interpretada pela banda ‘Berlin’ ganhou o prémio da Academia para a melhor música original bem como o Globo de Ouro para a melhor banda sonora. Recentemente a cantora Jessica Simpson fez uma nova cover da música, mas não ‘tirou a respiração a ninguém’.

61. Styx – Mr. Roboto (1983)

Mr. Roboto” é a música mais conhecida da banda americana ‘Styx’ que, curiosamente, obtiveram mais sucesso entre o público no Canadá que no seu próprio país, onde atingiu o n.º 1 dos tops. Nos Estados Unidos ficou-se pelo 3.º lugar da Billboard.

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT