João Alves-Carita

2011 / 12 Janeiro

100 músicas… Anos 80 (51 a 60)


E com o post de hoje chegamos ao fim da 2.ª metade da tabela, a partir desta contagem entramos no top 50 e aí vão ficar a conhecer muitas mais músicas (se é que não conhecem estas que já foram ouvindo!)

Daqui até ao número 1 é um pulinho!

 

60. Young M.C. – Bust a Move (1989)

Bust a Move” é mais uma música Rap. Desta vez de Young MC que com ela ganhou um Grammy para a melhor performance de Rap. A música está incluída no álbum ‘Stone Cold Rhymin’ e tornou-se no seu maior sucesso atingindo o 7.º posto da Billboard e os tops australianos. Como curiosidade esta música tem a participação especial do baixista Flea, dos Red Hot Chili Peppers.

59. John Mellencamp – Jack and Diane (1982)
Jack and Diane” é o hit do artista norte-americano ‘John Cougar’… ou deverei dizer John Mellencamp? Eles são uma e a mesma pessoa. É o single do álbum ‘American Fool’ e esteve durante quatro semanas no número 1 da Billboard nos EUA. De acordo com o próprio Mellencamp a música foi escrita depois de ter visto o filme ‘Splendor in the Grass’, de 1961 e tornou-se um verdadeiro tormento, porque quando ele a tocava na guitarra soava muito bem, mas a sua banda nunca conseguiu apanhar a verdadeira essência da música.

 

58. Culture Club – Do You Really Want to Hurt Me (1982)

Do You Really Want to Hurt Me” é o terceiro single da banda britânica ‘Culture Club’ e o primeiro a ser lançado nos EUA e no Canadá. Esteve durante três semanas no top britânico da BBC e chegou ao número 2 da Billboard (só não conseguiu superar o ‘Billie Jean’, de Michael Jackson). No Canadá e na Austrália chegou facilmente ao número 1 das tabelas. Como curiosidade, este foi o single que lançou a banda na ribalta, porque de acordo com o vocalista Boy George, era a última oportunidade da banda conseguir um contrato para gravar um álbum (os dois singles anteriores foram um desastre nas tabelas).

 

57. Toni Basil – Mickey (1981)
Mickey” é a música mais conhecida da cantora e coreógrafa Toni Basil (ou o seu único sucesso), mas foi originalmente gravada pelo grupo britânico ‘Racey’ em 1979. O próprio vídeo teve bastante sucesso na MTV devido à inspiração das claques americanas e das suas rotinas e danças. O single esteve no número 1 da Billboard e foi 2.º no Reino Unido.

 

56. Bonnie Tyler – Total Eclipse of the Heart (1983)
Total Eclipse of the Heart” de Bonnie Tyler é o seu primeiro single do álbum ‘Faster Than the Speed of Night’ e foi também o maior sucesso da cantora galesa. A poderosa balada manteve-se no topo das tabelas dos Estados Unidos, da Austrália, do Canada e do Reino Unido. No seu auge chegou a vender 60 mil cópias num dia! E 6 milhões no total!

 

55. A Flock of Seagulls – I Ran (So Far Away) (1982)
I Ran (So Far Away)” é o single de lançamento da banda inglesa ‘A Flock of Seagulls’ e que chegou a atingir o número 9 no Reino Unido e o primeiro lugar na Austrália. Como curiosidade de reparar que a música do vídeo não é a mesma do álbum: a introdução é bastante menor em termos de duração.

 

54. Salt-N-Pepa – Push It (1986)

Push It” é uma das grandes músicas de dança de sempre! Faz parte do reportório do grupo ‘Salt-N-Pepa’ e já tem sido misturada e remisturada várias vezes. A revista Rolling Stone cotou-a como a 440.º melhor música de sempre (no seu top de 500).

 

53. Billy Idol – White Wedding (1988)

“White Wedding” é das músicas mais conhecidas de Billy Idol. É considerada uma das mais rentáveis de sempre, embora o cantor inglês tenha outras músicas que tenham ficado mais bem classificadas nas tabelas. “White Wedding” quedou-se pelo 36.º lugar da Billboard e foi 6.ª no Reino Unido. Com o sucesso alcançado por Idol surgiu o boato que este se tinha inspirado no noivo da sua irmã para escrever a música, uma vez que este engravidou a irmã de Idol antes de casar com ela. Este rumor foi entretanto desmentido pelo próprio Billy Idol, dizendo que não houve problema familiar nenhum, a inspiração dele fora apenas o sonho de casar.

52. Dead or Alive – You Spin Me Round (Like A Record) (1985)

You Spin Me Round (Like a Record)“da banda inglesa ‘Dead or Alive’ foi o primeiro sucesso da banda no Reino Unido. Ao fim de 17 semanas nas rádios chegou ao número um em terras de Sua Majestade, nos EUA, a sua melhor posição foi 11.º. Mais recentemente, a cantora Jessica Simpson fez uma cover da música, em 2006, mas foi um fiasco pois nem chegou ao top 100 britânico nem nos EUA. A explicação? Talvez a versão ser completamente diferente só mantendo o título e o refrão da música original.

 

51. Ratt – Round and Round (1984)
Round and Round” é uma daquelas ‘rockalhadas’ que nos faz levantar da cadeira. ‘Round and Round’ foi o maior sucesso da banda americana ‘Ratt’ chegando a atingir o número  12 da Billboard nos Estados Unidos.

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT