João Alves-Carita

2011 / 21 Janeiro

100 músicas… Anos 80 (21 a 30)


Já não falta tudo para sabermos qual é a música da década!
Nesta contagem vamos falar de amor, de rock, de Guns ‘N Roses, de Michael Jackson, dos Wham!, entre muitos outros.
Cada vez mais próximos do número 1 o entusiasmo vai crescendo e de certeza que já conheces todas as músicas de hoje!
30. Pat Benatar – Love is a Battlefield (1983)
“Love Is a Battlefield” foi escrita a pedido da própria Pat Benatar que queria uma música de sucesso! O single chegou a ‘ouro’ e liderou a tabela norte-americana durante quatro semanas e a australiana durante cinco. O vídeo retrata Benatar como uma jovem fugitiva que tenta sobreviver nas ruas ‘manhosas’ de Nova Iorque e esteve nomeado para o prémrio da MTV para o Melhor Vídeo de Artista Feminina. A música deu a Benatar o Grammy para melhor Voz Feminina de Rock.

 

29. Talking Heads – Burning Down the House (1983)
“Burning Down the House” foi o maior sucesso da banda Talking Heads na América do Norte chegando ao 9.º lugar nos EUA e em 8.º no Canadá. Noutros locais do mundo a música não atingiu o mesmo sucesso (no Reino Unido nem chegou ao top 100 e na Austrália ficou-se pelo número 94).

 

28. Wham! – Wake Me Up Before You Go-Go (1984)
“Wake Me Up Before You Go-Go” é talvez das músicas mais conhecidas do duo inglês “Wham!”. Escrito e produzido por George Michael a música aparece também na banda sonora do filme Zoolander. A música atingiu o número quatro no Reino Unido assim que fora lançada e ao fim de uma semana estavam no número um. Depois desta, o próprio George Michael produziu mais 2 sucessos: “Careless Whisper” e “Freedom”, também eles sempre no top.

 

27. Kajagoogoo – Too Shy (1984)
“Too Shy” foi o single de lançamento da banda inglesa Kajagoogoo (e único sucesso). Esteve no top das tabelas nas duas primeiras semanas no Reino Unido e andou também a liderar tabelas por toda a Europa. Depois do sucesso europeu a música passava repetidamente na MTV e chegou ao outro lado do Atlântico ficando-se pelo número 5 da Billboard.

 

26. Guns N’ Roses – Welcome to the Jungle (1987)
“Welcome to the Jungle” é a primeira música da banda de Axl e companhia a integrar o top das 100 melhores músicas dos anos 80. Chegou ao número 7 da Billboard e apenas foi 67.º no Reino Unido. “Welcome to the Jungle” foi a primeira parceria do vocalista Axl Rose e do guitarrista Slash no que toca à composição de músicas. De acordo com o guitarrista a música demorou 8 horas a ser feita. Em 2009 foi nomeada como uma das melhores canções rock de sempre e desde então é a primeira música que toca numa rádio norte-americana TODAS as manhãs!

 

25. Go-Go’s – Our Lips Are Sealed (1981)
“Our Lips Are Sealed” é o single de lançamento dos “Go-Go’s”. No ano 2000 a revista Rolling Stone nomeou-a como uma das 100 melhores canções Pop de sempre. Nos EUA ficou-se pelo 20.º lugar na tabela da Billboard mas permanece, ainda hoje, como uma das canções mais duradouras de sempre já que se manteve no top da Billboard por mais de um ano!.

 

24. A-Ha – Take On Me (1985)
“Take on Me” é talvez a música mais conhecida da banda norueguesa A-Ha. Escrita pelos próprios músicos, a canção combina os sintetizadores tão na moda com uma enorme variedade de instrumentos, desde guitarras acústicas, baterias e teclados. Só ao terceiro ‘lançamento’ é que o single se impôs no Reino Unido no segundo lugar dos tops. Nos EUA a ‘coisa’ foi mais fácil um pouco devido à grande rodagem que o vídeo tinha na MTV. Vídeo esse que ganhou seis dos oito prémios para os quais estava nomeados para os prémios MTV.

 

23. Cyndi Lauper – Girls Just Want to Have Fun (1984)
“Girls Just Want to Have Fun” foi o primeiro grande single lançado por Cyndi Lauper a solo. Teve uma conotação feminista e um vídeo premiado. Condições para um sucesso mundial. Engraçado que a música fora escrita anos antes por Robert Hazard com um ponto de vista muito masculino e Cyndi Lauper apenas fez algumas alterações passando a retratar o papel da mulher na sociedade da altura. Como curiosidade, esta música já teve versões feitas por mais de 30 artistas diferentes, entre eles encontramos Pearl Jam, John Mayer, Hoobastank, Miley Cyrus, The Killers ou Katty Perry.

 

22. The Cure – Just Like Heaven (1987)
“Just Like Heaven” é o terceiro single da banda britânica ‘The Cure’ e foi o primeiro hit norte-americano tendo atingido o 40.º lugar da Billboard. O próprio vocalista Robert Smith considera esta como uma das músicas mais fortes da banda, tendo até mesmo sido copiada por artistas como Katie Melua, por exemplo.

 

21. Michael Jackson – Beat It (1982)
“Beat It” é a primeira aparição do «Rei da Pop». Foi o terceiro single do seu sexto álbum a solo (no caso o Thriller). Na versão original o guitarrista Eddie Van Halen faz um solo de guitarra espectacular mas recusou aparecer no vídeo da música (recentemente esse papel foi feito por Slash ex-Guns ‘N Roses). O vídeo também é do conhecimento geral, quando Michael junta dois gangues apenas pelo poder da dança. Sendo um verdadeiro sucesso, ‘Beat It’ venceu dois Grammys e dois prémios americanos da música. A música assim como o vídeo levaram o álbum “Thriller” a ser o mais vendido de sempre.

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT