João Alves-Carita

2011 / 27 Janeiro

100 músicas… Anos 80 (11 a 20)


Dentro de três dias saberemos qual é a música da década de 80!

Nesta contagem temos só ‘musicões’! Aliás, quanto mais perto do número 1 vamos ficando mais natural é! Temos Whitesnake, INXS, Van Halen e muito, muito mais.

Claro que os U2 também não poderiam faltar à chamada!

20. Rick Springfield – Jessie’s Girl (1981)
“Jessie’s Girl” é uma música triste! Faz parte do reportório de Rick Springfield e fala de um amor platónico q.b.: o protagonista está apaixonado pela namorada do melhor amigo. Assim que foi lançada a música atingiu rapidamente o número 1 do top da Billboard durante duas semanas e ganhou também um Grammy. Como surgiu o nome ‘Jessie’? Rick Springfield estava de facto apaixonado pela namorada do melhor amigo e decidiu não usar o seu verdadeiro nome, foi quando viu uma rapariga com uma camisola de Softball com o nome ‘Jessie’.

 

19. Cyndi Lauper – Time after Time (1984)
“Time After Time” é o segundo single de Cindy Lauper neste top! Durante duas semanas foi o número um da tabela norte-americana. A nível mundial é a sua canção mais conhecida, logo atrás de ‘Girls Just Want to Have Fun’ e chegou ao top 3 no Reino Unido. A canção foi nomeada para o Grammy de Canção do Ano de 1985 e actualmente ainda toca na rádio.

 

18. Dexy’s Midnight Runners – Come On Eileen (1982)
“Come On Eileen” foi o primeiro número 1 dos ‘Dexys Midnight Runners’ no Reino Unido, tendo ganho o prémio de melhor single britânico. O refrão da música é inspirado na música ‘A Man Like Me’ do grupo britânico Jimmy James and the Vagabonds. Musicalmente falando a música é bastante complicada tendo várias variações de ritmo e de tons ao longo da música.

 

17. Whitesnake – Here I Go Again (1982)
“Here I Go Again” é a primeira música que se pensa quando se ouve falar em Whitesnake. A ‘pobre’ da música já foi re-editada vezes sem conta. Lançada primeiro no álbum de 1982 ‘Saints & Sinners’, foi depois re-editada para o álbum ‘Whitesnake’ de 1987. Um ano mais tarde teve nova edição para a rádio. Qualquer uma delas foi um sucesso garantido: Número 1 da Billboard, número nove no Reino Unido e númeor um no Canadá.

 

16. INXS – Need You Tonight (1987)
“Need You Tonight” é a quarta música do álbum ‘Kick’ de 1987 e o primeiro single a ser lançado em todo o mundo. Foi o único single dos INXS a chegar ao número 1 da Billboard (mas só após ser relançado em 1988). Como curiosidade esta é uma das canções que mais se identifica no grupo australiano foi uma das últimas a ser gravada para o álbum.

 

15. Van Halen – Jump (1984)
“Jump” é daquelas canções intemporais. Gravada pelo grupo Van Halen e foi o único single da banda a chegar ao top norte-americano. Quem nunca saltou (jump) com esta música e com o solo de Eddie Van Halen. Curiosamente, independentemente de todo o sucesso da música ‘Jump’ é reconhecido como um mau exemplo de toda a qualidade e estilo da banda.

 

14. The Bangles – Walk Like an Egyptian (1986)
“Walk Like an Egyptian” é o único hit dos ‘The Bangles’. Como surgiu a música? Liam Sternberg escreveu a música depois de ter visto pessoas a andar de uma forma estranha num ferry para manterem o equilíbrio. A música foi ‘oferecida’ a Toni Basil que a rejeitou. Depois David Kahne, o produtor do álbum dos The Bangles, pegou nela e a banda gravou-a.

 

13. U2 – With Or Without You (1984)
“With or Without You” dos irlandeses U2. É a terceira música do álbum de 1987, ‘The Joshua Tree’. É um dos singles mais conhecidos da banda e foi o primeiro número um quer nos Estados Unidos, quer no Canadá. À primeira vista é uma música de amor, mas desenganem-se! A inspiração de Bono veio com os seus sentimentos díspares quanto à sua vida de músico e de homem de casa. Em 2010 a Rolling Stone colocou-a como a 132.º melhor música de sempre.

 

12. Whitney Houston – How Will I Know (1985)
“How Will I Know” é o terceiro single do álbum de estreia da norte-americana Whitney Houston. Curiosamente a música foi originalmente escrita para Janet Jackson que a rejeitou, depois, com umas alterações, Whitney gravou-a e tornou-a num sucesso. A letra fala da protagonista a tentar descobrir se o rapaz de quem ela gosta alguma vez gostará dela. “How Will I Know” recebeu muitas críticas positivas e foi número um na Billboard, no Canadá e top 10 na Suécia, Noruega e Reino Unido. Top 20 na Holanda, Nova Zelândia e Suiça.

 

11. Journey – Don’t Stop Believin’ (1981)
“Don’t Stop Believin’” é a música mais conhecida da banda de rock Journey. A canção tornou-se numa música do top 10 nos EUA, no Reino Unido e na Austrália. A Allmusic descreveu-a como um “hino para os jovens que querem ser livres e sem amarras”. Mais recentemente a música teve um sucesso estrondoso no ano 2000 com o digital, contando com vários downloads graças ao final em soprano que se tornou um sucesso na série de TV ‘Glee’.

 

LEAVE YOUR COMMENT