João Alves-Carita

2011 / 1 Fevereiro

100 músicas… Anos 80 (01 a 10)


Já está! Com este post termina a contagem das 100 mais da década de 80.

Temos muitas surpresas, mas acima de tudo temos a história de músicas feitas em 5 minutos.

Esta contagem conta com AC/DC, Def Leppard, Guns N’ Roses, Madonna e claro, Michael Jackson!

 

10. AC/DC – You Shook Me All Night Long (1980)
“You Shook Me All Night Long” é uma das músicas mais conhecidas dos AC/DC. Do álbum Back in Black, a letra da música conta a história de uma noite com uma rapariga muito gira e com ela atingiu o número 35 da Billboard.

 

09. Run-D.M.C. – Walk This Way (1986)
“Walk This Way” é mais uma música do grupo americano Aerosmith. Escrita pelo próprio Steven Tyler a música foi inicialmente lançada em 1975 e contribuiu para o lançamento dos próprios Aerosmith na ribalta, tendo sido relançada na década de 80 com uma cover dos rappers Run-DMC o que contribuiu para revitalizar a carreira da banda de Steven Tyler.

 

08. Madonna – Like a Virgin (1984)
“Like a Virgin” foi lançado por Madonna em Novembro de 1984 e é uma das músicas mais conhecidas da cantora norte-americana. A música da rainha da pop recebeu muitas críticas positivas que a elegem como A canção de Madonna. “Like a Virgin” sofreu inúmeras mutações e covers e faz parte da banda sonora de vários filmes, como Moulin Rouge e O Diário de Bridget Jones.

 

07. Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine (1987)
“Sweet Child o’ Mine” é o terceiro single do álbum de estreia dos Guns N’ Roses: ‘Appetite for Destruction’ e tornou-se no único single de top dos Guns naquele ano, liderando a tabela da Billboard e ficando em 6.º no Reino Unido. Curiosamente, o guitarrista Slash assumiu publicamente que não gostava da canção, por ser apenas uma brincadeira daqueles tempos (prova disso no vídeo). A música tinha mais uma estrofe que fora retirada por tornar a música muito grande, acrescentando um final em queda quase ‘espontâneo’, uma vez que quando lhes pediram isso Axl Rose começou a repetir vezes sem conta “Where do we go? Where do we go now?” (Onde vamos? Para onde vamos?). A prova que uma música feita em 5 minutos também pode ser um hit… e que hit!

 

06. Hall and Oates – I Can’t Go For That (No Can Do) (1981)
“I Can’t Go for That (No Can Do)” é uma música de 1981 gravada pelo duo Daryl Hall and John Oates. Em Janeiro de 1982 terminava o reinado de 10 semanas no topo da Billboard. O sucesso desta música deveu-se ao fenómeno das rádios, já que é uma das 14 músicas de Hall and Oates que tocaram mais de um milhão de vezes.

 

05. Prince – When Doves Cry (1984)
“When Doves Cry” é mais uma música de Prince que se tornou um sucesso mundial. No top da Billboard por cinco semanas, foi a música mais lucrativa de 1984. A história da música surge quando o director do filme ‘Purple Rain’ lhe pedira que escrevesse uma música que se enquadrasse num segmento do filme envolvendo dificuldades de parentesco e uma relação amorosa. Na manhã seguinte Prince tinha esta escrita, que se dizia na altura estava relacionada com uma relação que ele tivera com Susan Moonsie, das Vanity 6.

 

04. Michael Jackson – Billie Jean (1982)
“Billie Jean” do rei da pop, Michael Jackson tinha de estar nesta lista! Curiosamente esta música esteve quase para ser retirada do álbum porque Quincy Jones não gostava dela. A música é conhecida em todo o mundo pela ‘batida’ de fundo e pelos agudos de MJ e teve mais de 90 misturas para chegar ao produto final! “Billie Jean” atingiu rapidamente o topo norte-americano e do Reino Unido assim como de outros países (Espanha, Suiça Austrália, Itália, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e França). Para MJ foram 2 Grammys.

 

03. Duran Duran – Hungry Like the Wolf (1982)
“Hungry Like the Wolf” faz parte do reportório da banda britânica Duran Duran e chegou ao top 5 do Reino Unido. O vídeo foi gravado na selva do Sri Lanka e envolveu a atmosfera do filme de Indiana Jones, os Salteadores da Arca Perdida. Como curiosidade, embora a banda não tivesse conseguido entrar no mercado norte-americano a MTV colocou-a em alta rotação e anos mais tarde chegou ao top 3 da Billboard e o Grammy para o melhor vídeo.

 

02. Def Leppard – Pour Some Sugar On Me (1987)
“Pour Some Sugar on Me” fica-se em segundo nesta contagem das melhores da década de 80. Vindo da banda de Rock britânica Def Leppard chegou ao número 2 nos EUA. A história da música é curiosa, quando a banda estava já a terminar a gravação do álbum Hysteria, o produtor achou que lhe faltava algo… e numa pausa para o café, de.. adivinhem lá… 5 minutos… nasceu “Pour Some Sugar on Me”.

 

01. Bon Jovi – Livin’ on a Prayer (1986)
“Livin’ on a Prayer” é a melhor música da década de 80! Da banda de Jon Bon Jovi, que vêem a Portugal neste ano de 2011. O single, lançado nos finais de 1986, foi muito bem recebido pelas rádios rock e pop, assim como o vídeo teve muita adesão por parte da MTV. O próprio Jon Bon Jovi não gostou da primeira versão da música, que entretanto fora alterada para chegar a este produto final. Curiosamente, a música teve nova aceitação mundial depois dos atentados às Torres Gémeas, de 11 de Setembro de 2001, quando a banda actuou para os trabalhadores no GroundZero e em memória das vítimas.

 

No comments so far.

LEAVE YOUR COMMENT